Sabedoria

15 de maio de 2021

À Virgem Maria, sede da Sabedoria,

Em Imitação de Cristo, Tomás de Kempis fala: “Verdadeiramente sábio é aquele que faz a vontade de Deus e renuncia à sua própria.”, esta frase se aplica totalmente a vós, Mãe, pois foi exatamente isto que vós fizestes durante toda a sua vida aqui na terra.

Durante vossa infância, vós tínheis somente olhos para Deus e, apesar de amar muito vossos pais, São Joaquim e Sant’Ana, mas fostes viver no templo demonstrando total desapego e olhos somente para Deus, isso foi fazer a vontade de Deus e renúncia a vossa própria já que não se espera de uma criança esse desejo ardente de renunciar seus pais em favor de Deus.

Com esta já grande sabedoria veio a vós o anjo Gabriel, muitos anos depois, anunciar uma grande alegria, anunciar a vinda do salvador a este mundo, mas pedindo o vosso consentimento de algo tão extraordinário. A reação natural seria pensar no que poderia acontecer já que literalmente a vossa vida iria mudar totalmente a partir daquele momento. Além disso, vós tínheis feito um voto de virgindade perpétua e dedicação total a Deus, como isso se daria? Porém, respondendo imediatamente à vontade de Deus, vós dissestes: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra (Lc 1, 38)“. Deus, recompensando a vossa obediência que provêm da sabedoria de que Deus sempre quer o melhor para nós, lhe premiou com a virgindade antes, durante e depois o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo miraculosamente, realizando assim a vossa vontade de permanecer íntegra para o Senhor.

Não há outra forma de alcançar sabedoria se não realizando a vontade de Deus e vosso exemplo, ó Mãe, em toda a sua vida é luz para nós. O maior ato de obediência foi, evidentemente, ter entregado o seu Filho e Senhor a morte na cruz sabendo que Ele faria este sacrifício de extremo amor por nós para nos salvar. Por isso que vós sois sede da Sabedoria, é por vós que o próprio Deus passa a sua sabedoria para vós as dispense como vos agradar, sendo uma parte de seu grande serviço a humanidade como dispensadora de todas as graças.

Que assim vivamos, conscientes de que somente fazendo a vontade de Deus poderemos ser verdadeiramente sábios, sendo guiados por vós, que sois a sede da Sabedoria.

A 15 de maio de 2021 A 9 dias da memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

✞ Totus Tuus Mariae