Porto Seguro

17 de abril de 2021

À Virgem Maria, nosso porto seguro,

Queria Mãe Maria, nos Evangelhos, sempre quando vemos uma barca sendo conduzida pelos Apóstolos devemos pensar na Igreja, a barca que navega neste mundo cheio de dificuldades, ventos contrários e tempestades. Nos momentos de maior medo e angústia por partes dos fiéis e o clero na barca, parecendo que a Igreja irá realmente afundar frente às grandes ondas, o Cristo aparece para nos confortar: “Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo."" (Jo 6, 20), assim devemos sempre nos lembrar de que Cristo está conosco, não importa as circunstâncias e não importa até mesmo quando parece que Ele nos abandonou.

O mar é um aspecto da natureza que é sempre descrito como algo indomável, que nós, seres humanos, só podemos tentar prever e remediar os seus caprichos, às vezes obtendo sucesso e às vezes falhando e caindo ao mar, sendo engolido por ele e até morrendo em suas águas. O mundo não é muito diferente, em muitos casos não temos controle sobre ele e só podemos combatê-lo com muito empenho, rejeitando seus caprichos. Porém, tanto o mar, como o mundo, não podemos enfrentar sozinhos. Um pequeno barco com um homem só facilmente é levado pelas ondas e ventos e pode cair em desgraça rapidamente, porém um sólido barco ou navio, com vários tripulantes onde cada um realiza suas obrigações utilizando seus talentos e forças, cobrindo os defeitos e fraquezas dos outros, chega ao porto com segurança, apesar de percalços que com certeza virão.

Porém, somente a ajuda humana não basta e não é a mais importante, o auxílio divino é o mais importante, sem a ajuda do Cristo, que é o nosso Divino Comandante, nada podemos fazer, como um navio que perde seu comando, a tripulação se perde, ou até brigam entre si sem uma liderança que os una. Também vós, ó Mãe, tem um papel fundamental nos desígnios divinos para realizar esta missão de levar a barca da Igreja para o Porto da Salvação.

Vós sois chamadas de Estrela do Mar, não aquele animal em formato de estrela, mas sim uma estrela que brilha no céu a guiar os navegantes durante a noite escura deste mundo. Vós sois também o Porto Seguro. Quando estamos cansados da viagem e necessitamos de descanso e paz, podemos achegar em vós e encontrar a paz no vosso regaço maternal, consolando nossas dores e sofrimentos e nos dando forças para continuar no caminho até o Porto da Salvação.

Assim, minha Mãe, nestes tempos em que a Igreja passa por grandes ondas que parecem adentrar na barca e causar estragos muito grandes ou até nos fazer pensar que ela irá afundar, seja o nosso Porto Seguro, a âncora firme que nos mantém firmes na fé frente as tribulações. Ajudai aqueles que mais necessitam e traga mais tripulantes para esta barca porque esta não é a primeira e nem será a última adversidade que a barca da Igreja enfrentará e são necessárias almas com o espírito decidido por Cristo e sua Igreja para enfrentar os males que virão.

Imaculado Coração de Maria, sede nossa salvação!

A 17 de abril de 2021

A 11 dias da memória de São Luís Maris Grignion de Montfort

✞ Totus Tuus Mariae