Humildade

11 de fevereiro de 2021

À Virgem Maria, a mais humilde, Neste dia de Nossa Senhora de Lourdes, onde Vós aparecestes para Santa Bernadette Soubirous em Lourdes, é importante falar sobre a humildade. Vós, que sois Rainha, mas que sempre foi humilde e continua sendo humilde no Céu, mesmo revestida de glória, sabe o que é um coração humilde e tem predileção por estes corações, tanto que aparece para eles, especialmente, tanto para confundir os sábios, quanto para adicionar veridicidade na aparição.

Santa Bernadette foi um desses corações que assim como o Senhor olhou para a vossa humildade, assim também vós olhastes para a humildade de Santa Bernadette. Ela vivia em extrema pobreza em Lourdes, e por conta disso era fragilizada fisicamente, também possuía dificuldades de aprendizado formal, prejudicando a sua catequese e a sua primeira comunhão, também se manteve analfabeta até os 14 anos por não poder ir à escola. Foi para esta menina que, aos olhos do mundo, não estava qualificada para absolutamente nada, que vós, ó Mãe, aparecestes para dar ao mundo a sua mensagem.

O padre de sua cidade verificou a sinceridade de Santa Bernadette pelo fato dela ter mencionado a Imaculada Conceição, que foi o nome pelo qual vós chamastes a si própria questionada por Santa Bernadette, sendo um dogma recentemente proclamado e que Santa Bernadette não tinha conhecimento absolutamente. A grande humildade e pobreza de Santa Bernadette fez com que a aparição ficasse mais verídica. Houve muitas calúnias e muito sofrimento, mas com a coragem e o consolo dados por vós, que sois sempre Mãe, Santa Bernadette manteve firme na verdade, apesar de sua humildade e obediência, nunca se deixando levar pelos “sábios” e céticos de seu tempo.

Isto pode ser verificado em outras aparições também, como a Santa Catarina de Labouré em Paris, a duas crianças em La Salette e aos pastorinhos em Fátima, somente para nomear algumas. É claro, a vossa predileção pelos menores e humildes para propagar a sua mensagem de oração e penitência, de modo geral.

Entretanto, não é necessário somente ser pobre e humilde exteriormente, mas sim ser humilde interiormente e estar aberto às graças de Deus. Há muitas pessoas pobres que não seriam humildes para acreditarem em tais aparições, assim a humildade não nasce de algo exterior, como pobreza, falta de intelecto, etc., mas sim interiormente.

Senhora dos Humildes, dai-me a vossa humildade interior para que eu possa sempre estar aberto aos mistérios de Deus, ainda que eu não os entenda, e com fé caminhe para Nosso Senhor, guiado por vós, minha Mãe que está sempre ao meu lado. Que assim seja!

A 11 de Fevereiro de 2021

Memória de Nossa Senhora de Lourdes

✞ Totus Tuus Mariae