Aos pés da cruz

27 de fevereiro de 2021

Para Maria, minha mãe,

Nesta quaresma é importante relembrarmos o vosso tão sofrido coração, ó Mãe, com o título de Nossa Senhora das Dores. O que vós tivestes que suportar durante todo o caminho até a cruz e ainda mais ver o seu filho agonizar na cruz durante três horas. Porém, São João fala com toda clareza que vós estáveis de pé ao lado da cruz, algo que para qualquer outra mãe seria impossível (Jo 19, 25). Como ficar de pé ao lado da cruz de seu próprio Filho? Ainda mais sabendo que ela era totalmente inocente? A tristeza profunda faria qualquer joelho se dobrar em dores, mas vós, mesmo com a dor lancinante ainda tinha a fé, a fé de que o seu Filho estava fazendo a vontade do Pai e que Ele seria coroado de honras e glórias.

Não era difícil prever o que iria acontecer, já que tudo foi profetizado e cumprido em seu Filho amado, Jesus, mas era necessário a fé, a fé que morreu em todos, exceto em vosso tão sofrido coração. Após a morte de seu Filho a dor continuou a acompanhar porque estava sem Ele, fisicamente, mas a fé era maior que a dor. Três dias depois, ao romper do amanhecer as outras mulheres foram para o túmulo de Jesus para terminar de prepará-lo, mas vós, com a fé viva, brilhante como o Sol, sabia que não haveria corpo.

Eu não sei se o vosso Filho Jesus apareceu a vós em particular, minha mãe, não há nada nos Evangelhos sobre esta questão, porém acredito que sim. Não que era necessário, já que a vossa fé era inabalável, mas sim para honrá-la como a única fé viva em toda a terra durante aqueles 3 dias de trevas onde a luz desapareceu do mundo. E para curar a suas dores, ó mãe, que ainda continuavam, mesmo com a fé. A dor e a fé não se excluem, podemos sofrer e ainda assim manter a fé, vós sois a maior prova disso.

Como Nossa Senhora das Dores, eu rogo-te, ó mãe, que me ensine também a ter fé e me conformar com as minhas cruzes e dores e assim me manter ao lado de seu Filho e o seguir até o céu, onde Ele me espera, convosco e todos os santos. Qualquer dor vale a pena quando a recompensa é tão grande! Proteja-me, mãe, para que eu não caia em tentação. Amém!

A 27 de Fevereiro de 2021 Sábado da Semana I da Quaresma

A 20 dias da solenidade de São José, Esposo da Virgem Santa Maria.

✞ Totus Tuus Mariae